quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A Banda Musical Lira Senhora Santana, da cidade de Boquim, tem realizado um importante papel na cultura sergipana. O esforço do regente Gilson Andrade tem sido gratificante para que meninos e meninas possam aprender a arte musical e conseqüentemente honrar a cidade de Boquim por onde passar.

Dedicação, zelo, compromisso e ação pelo que faz, têm sido a marca viva que o professor de música e maestro da filarmônica, Gilson Andrade tem executado à frente da banda da “terra da laranja”, que tem difundido enormemente o nome de Boquim, que já foi famosa pelos seus laranjais. Hoje a cidade está ganhando outro título por estar sempre presente e participando de eventos grandiosos, que envolvem filarmônicas.

Na cidade de Siriri/SE, a filarmônica esteve participando de um concurso fortíssimo, foi a I Copa de Bandas e Fanfarras de Sergipe, quando os músicos boquinenses conquistaram o terceiro lugar, na categoria banda de música e o primeiro, na categoria regente, daí se classificou automaticamente para participar da competição na cidade de Eusébio, interior do Ceará.

No último final de semana, 27, a filarmônica Senhora Santana, como a única da região do Sul de Sergipe, foi representar a nossa região, Boquim e também Sergipe no estado Ceará, precisamente na cidade de Eusébio, pertencente a região metropolitana de Fortaleza, na III Copa Norte e Nordeste de Bandas e Fanfarras.

A banda, que inaugurou um novo fardamento, adquirido pela própria instituição musical, foi muito bem trajada e afinada participar desse grande evento que teve como localidade o ginásio da Praça do Pólo de Lazer de Eusébio.

O evento foi promovido e realizado pela Prefeitura de Eusébio e contou com o apoio da ANNEBAF/ABANFACE, tendo como objetivo, incentivar a atividade musical no contesto educacional, visando, através das atividades artísticas e culturais, formar e revelar novos talentos da música, bem como contribuir para resgatar os valores cívicos e éticos dos jovens.

A Copa foi aberta pela banda de música municipal da própria cidade de Eusébio. Por volta das 19h20min, do dia 26, começou a competição na categoria de Fanfarra-Show - Banda de Percussão Infanto-Juvenil. Apresentaram-se pela ordem; Fênix Marching Band (CE), Banda de Percussão Municipal de Eusébio (CE), Angels Marching Band (CE), Banda de Percussão Melo Jaborandi (CE) e Elite Marching Band (CE).

No sábado, dia 27, na categoria Banda Percussão Infanto-Juvenil-Master apresentaram-se 10 bandas pela manhã. Cada grupo teve 20 minutos para se apresentar. Foram as seguintes corporações musicais que se apresentaram: Fanfarra Independente (RN); Banda de Percussão Barão de Mauá (SE); Fanfarra Antônio Galvão (PE); Banda Percussão Marco Maciel (SE); Fanfarra Jader de Andrade (PE); Banda de Percussão Felipe Tiago Gomes (SE); Fanfarra do Colégio Dr. Manoel Luiz (SE); Banda de Percussão Atheneu Sergipense; Fanfarra Ulianópolis-Famu (PA); Banda de Percussão Augusto Franco (SE) e Banda de Percussão Infanto Paulo Freire (CE).

Por volta das 13h30min foi a vez das corporações da categoria Fanfarra de 1 pisto. Foram elas: Henriqueta Oliveira (PE); PauloVI (PE) e Ageu Magalhães (PE). Seguem as categorias Banda Musical Juvenil e Banda Musical Máster: Sagrada Família (SE); Municipal de Palmares (PE); Lira Senhora Santana (SE); Devaldo Borges (PE); Padre Manuel Araújo (SE); Nadir Colaço (PE); Municipal Virgílio Coelho (CE); Maria Alves Machado (PE) e Walter do Carmo Filho (CE). O dia foi fechado com as apresentações das bandas marciais: Bravah Banda Marcial (CE); João Fonseca (PE); Unibam Marching Band (CE) e Castro Alves (PB).

A Lira Senhora Santana, representou muito bem a cidade de Boquim nessa Copa. Ela conquistou no Ceará a primeira colocação na categoria regente, ficando Gilson Andrade como o melhor regente do Norte/Nordeste. Também a banda ficou em terceiro lugar na categoria de passista.

A alegria de Gilson e dos músicos foi enorme, pelo fato de ter enfrentado tanto obstáculos para se chegar ao estado do Ceará, promovendo bingos, pedindo ajuda ao povo e aos políticos da cidade para poder participar desse evento e fazer bonito, mostrando ao povo de sua cidade que cultura se faz com e por homens de bem, sem olhar lado partidário. E realmente ele fez, honrando o seu trabalho, seu nome e ajuda que recebera de sua cidade.

Ao chegar de volta a sua cidade, o maestro Gilson Andrade foi recebido pelos familiares dos músicos pelos seus amigos com salva de fogos, carro de som e os próprios músicos da banda em forma de charanga tocando e percorrendo as principais ruas da cidade que davam acesso à sede da banda.

Emocionado pela grande conquista, o regente Gilson, agradeceu a todos os músicos, os colaboradores e o povo de Boquim, pelo o apoio que lhe deram para que ele e a banda pudessem participar dessa Copa.



Redação A Tribuna Cultural - Jornalista e radialista Magno de Jesus (magno.de.jesus@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário